A ortopedia e traumatologia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor – como ossos, músculos, ligamentos e articulações. Atua em diversas doenças, além da prevenção e tratamento de lesões e traumas relacionados ao esporte, trabalho, acidentes automobilísticos, entre outros. Convidamos doutor Juliano Paradela, ortopedista especializado em cirurgia do quadril na clínica Ortotrauma, para responder as perguntas de nossos leitores sobre o tema. Para a próxima edição, envie suas perguntas sobre nutrologia para jessica@editoraviver.com.br e participe!
- Como evitar que a corrida ou outros esportes resultem em problemas no quadril?
Janaína Almeida, 29, professora.
Dr. Juliano: Podemos prevenir problemas no quadril e/ou em outras articulações utilizando calçados adequados, realizando treinamentos com orientação de um educador físico ou fisioterapeuta e com aumento progressivo da intensidade do treino para não sobrecarregar as articulações e a musculatura.
- O jeito que dormimos pode acarretar doenças ortopédicas?
Júlio Nogueira, 19, estudante.
Dr. Juliano: Pode sim. A melhor posição para se dormir é deitado de lado, com um travesseiro entre as pernas e um travesseiro para a cabeça, cuja altura ideal deve preencher o espaço entre a cabeça e o colchão, para que o pescoço fique em uma posição anatômica e confortável. O colchão não deve ser muito duro e nem muito mole, devendo ser firme e confortável. A pior posição de dormir para a coluna é de barriga para baixo.
- Quem usa prótese pode fazer exercícios físicos? Que cuidados deve-se ter nesse sentido?
Maria Lúcia Vieira, 47, recepcionista.
Dr. Juliano: Pode sim, no entanto, deve ser sempre orientado pelo profissional que a colocou. Depende de vários fatores, por exemplo qual tipo de prótese, em qual articulação, da qualidade da prótese e, não menos importante, qual tipo de atividade física se pretende fazer.
- Dores nas articulações são sempre indícios de problema?
Everton Lima, 38, cobrador.
Dr. Juliano: Nem sempre. Podemos sentir dor por má postura, sedentarismo, fraqueza muscular, posições viciosas no trabalho ou durante a prática de exercícios físicos sem orientação, etc. Porém, devemos descartar qualquer tipo de problema de saúde quando se tem dor, pois pode ser um indício de algum problema.
- Tenho tido episódios de espasmos na coxa frequentemente. Isso é normal?
Jessica Costa, 23, professora.
Dr. Juliano: Pode ser normal sim, podendo ser apenas espasmos de relaxamento muscular. Ou pode ser sinal de estresse, fadiga muscular e ansiedade.
- Quais são os sintomas da artrose no quadril?
Aparecida Fernandes, 52, doméstica.
Dr. Juliano: Dor com piora progressiva e características mecânicas, ou seja, que piora aos movimentos da articulação do quadril; limitação dos movimentos, que piora com a progressão da artrose, podendo variar desde uma dificuldade para atravessar uma rua correndo até a incapacidade de calçar um sapato ou mesmo de andar.