Algumas adaptações foram necessárias para retomar os atendimentos em consultório e hospitalares durante a pandemia Covid-19, e na ginecologia e obstetrícia não foi diferente. Doutora Rachel Dias Carneiro, ginecologista e obstetra que atua em consultório particular e hospitais de Cachoeiro, relata: “Precisamos fazer uso de máscara, touca e óculos de proteção na rotina diária”.
Além disso, a especialista ressalta a importância de orientar às pacientes da necessidade de usar máscara na rua. A medida vale para todas, mas principalmente as gestantes, consideradas atualmente grupo de risco. “Também são essenciais o uso de álcool 70% e a lavagem exaustiva das mãos, bem como a conscientização dos clientes para irem na consulta em casos de urgência, mantendo a rotina apenas do pré-natal”, orienta.
Ainda de acordo com doutora Rachel, é necessário e recomendado pela Febrasgo, que as gestantes continuem seu acompanhamento médico pré-natal, exames e ultrassonografias, nos períodos preconizados. “Pois dependem disso a saúde do bebê e da mãe”, enfatiza.
Foto por Erika Medeiros