Há algum tempo tem se falado dos crescentes diagnósticos de autismo. Um estudo feito pelo CDC (Centro de Controle de Prevenção de Doenças) mostrou que a incidência de casos de autismo está cada vez maior. O que significa esse aumento? Estão nascendo mais crianças autistas? Hoje, conforme explana o fonoaudiólogo Magnus Feu, existem muito mais profissionais capacitados para identificar e diagnosticar essas crianças. “
Outro fator é que nossas avaliações estão mais criteriosas e abrangentes, pois existem muito mais informações sendo divulgadas em todos os meios de comunicação”, expõe. “Devido a todos esses fatores, hoje conseguimos obter um diagnóstico precoce seguro aos 18 meses de vida. Deixando bem claro que esse diagnóstico não é feito pelo fonoaudiólogo e sim pelos neuropediatras, cercados por uma equipe multidisciplinar ou transdisciplinar”, informa o profissional.
Magnus explica que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento. Todos os estudos apontam para causas multifatoriais, como genética, má formação cerebral, fatores ambientais, entre outros. Cada pessoa afetada apresenta uma ampla variedade de sinais e sintomas, com diferentes níveis de gravidade. Entretanto, em todos os casos, há dois impactos presentes, que formam a chamada díade do autismo: comunicação social e comportamento repetitivo ou restrito.
O tratamento de autismo – ressalta Magnus – é multidisciplinar, e envolve neurologista, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudiólogo, entre outros. É importante ressaltar que existem três níveis de autismo e por isso, o tratamento é específico para cada pessoa. Quanto antes o tratamento for iniciado, maiores as chances de reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente”, enfatiza.
De acordo com o profissional, um dos principais fatores que pode atrasar o fechamento do diagnóstico é a negação da família. “Assim que algo de anormal for percebido pela mesma a procura por um profissional qualificado é de suma importância. O acompanhamento fonoaudiológico melhora muito as habilidades sociais e de fala, aumentando a independência e autonomia do seu pequeno”, expõe.
A Clínica Multidisciplinar Mind está localizada na Rua Lucínia Braga Machado, 202, Edifício Pedro Arcanjo, sala 101. Site: www.mindmulti.com.br. Redes sociais: @mindmultidisciplinar e @magnusfeufono. Telefone: 28 99881-4629.