Originada da China, com relatos de mais de dois mil anos, a Acupuntura é um método Terapêutico complementar. Caracteriza-se pela inserção de agulhas na pele em pontos determinados do corpo, bem como a utilização de esferas, sementes, cristais e laser de baixa potência, no tratamento de doenças e promoção da saúde. A OMS reconhece mais de 40 doenças que podem ser tratadas com Acupuntura.
De acordo com doutor Claudio Henrique Pinto Gonçalves, enfermeiro especialista em acupuntura, atualmente existem vários estudos científicos demonstrando o mecanismo de ação da Acupuntura. “Na inserção da agulha de Acupuntura, ocorre a estimulação das terminações nervosas, receptores de dor e temperatura, os chamados dendritos das fibras nervosas A delta e C”, explica.
Conforme elucida o profissional, esses terminais fazem sinapse no corno posterior da medula, fazendo com que as fibras A delta e C, liguem a pele ao corno posterior da medula e correspondam ao primeiro neurônio da via da dor. “As fibras A delta são responsáveis pela vinculação da chamada primeira dor, ou dor aguda, e as fibras C respondem pela segunda dor, ou dor crônica”, explana.
Doutor Claudio ressalta que, devido a esta lesão tecidual desencadeada pela inserção da agulha, ocorrem uma série de reações químicas. Uma vez geradas, essas reações seguem pelos nervos periféricos até a medula e cérebro, alcançado o sistema nervoso central.
“Consequentemente, ocorre uma série de efeitos notórios no corpo, como anti-inflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares, bem como ação modular sobre várias funções orgânicas do nosso corpo”, respalda o acupunturista. Além da acupuntura, outras técnicas da medicina chinesa são a auriculoterapia, eletropuntura, laserpuntura, moxabustão, ventosaterapia e ervas (fitoterapia).
Benefícios da técnica
- No tratamento complementar de doenças;
- Na redução da ansiedade e estresse;
- Na diminuição de dores crônicas;
- No alívio de sintomas de alergias;
- Rejuvenescimento da pele;
- Ajuda a parar de fumar;
- Contribui para o emagrecimento;
- Impotência sexual;
- Infertilidade;
- Enxaqueca e cefaleia tensional.
Dr. Claudio Henrique Pinto Gonçalves -Graduação de Enfermagem em 2004; Especialização em Acupuntura em 2016. Atendimentos Unimed e Particular. Contato: (28)99985-9008. Instagram @drclaudiohenrique