Médica ginecologista e obstetra, aventureira e supermãe. Nem sempre é fácil encarar todas as facetas de uma rotina tão corrida e desafiadora, mas para a doutora Rachel Carneiro Dias, o que não falta é garra para encarar todas as missões que lhe são dadas. Em entrevista exclusiva à Viver!, a especialista fala sobre os desafios impostos em sua vida profissional e pessoal em decorrência da pandemia, comemora a conquista da tão esperada vacina contra a Covid-19 e fala sobre expectativas para o futuro. Confira!
Viver! – Todos nós certamente vivenciamos um período difícil e de muitas mudanças e adaptações em decorrência da pandemia de Covid-19. Fazendo uma retrospectiva do ano passado, quais foram os maiores desafios em sua rotina profissional e pessoal após o surgimento da pandemia?
Dra. Rachel: Primeiro, o isolamento foi um desafio, pois com a família toda em casa, surgem novas tarefas, novos problemas… Mas para meus filhos foi um período de aprendizado, acredito que se tornaram até mais independentes. Passaram a cuidar da casa e participar da rotina.
Viver! – O que mudou na atuação ginecológica e obstétrica após a Covid-19? Que cuidados, por exemplo, passaram a fazer parte da rotina na realização de partos?
Dra. Rachel: As consultas ginecológicas e cirurgias eletivas pararam durante um tempo, mas logo voltaram a ser realizadas. Já a obstetrícia não mudou. As pessoas continuam engravidando e tendo filhos independentemente da pandemia ou do isolamento. Os cuidados é que mudaram: uso de roupas especiais, máscaras, orientação aos pacientes, isso sim mudou bastante.
Viver! – Como esse cenário pandêmico te afetou no sentido de buscar mais qualidade de vida? O que você passou a incluir ou reforçar no seu dia-a-dia para te proporcionar mais saúde física e mental?
Dra. Rachel: Durante a pandemia as academias fecharam, portanto, comecei a malhar em casa. Isso foi muito bom, pois abriu novos caminhos para mim e hoje frequento a academia e faço musculação com muita satisfação.
Viver! – Quase um ano após o início da pandemia no Brasil, o momento tão esperado chegou: a vacinação. Qual foi a sua sensação, como profissional da saúde, ao ser imunizada?
Dra. Rachel: Foi muito boa a sensação de finalmente saber que temos vacina e que, provavelmente, esse período de provações vai passar.
Viver! – Ainda falando sobre a vacinação, quais são as suas expectativas após essa conquista tão importante para os profissionais da linha de frente e, posteriormente, para toda a população, gradativamente?
Dra. Rachel: Acredito que vai diminuir bastante os números de casos, permitindo que todos nós voltemos a ter uma vida quase normal.
Viver! – Fale um pouco sobre seus hobbies: O que você busca fazer quando a rotina profissional dá uma brecha?
Dra. Rachel: Além da academia, gosto de viajar e fazer caminhadas e trilhas. Esportes radicais também me agradam bastante.
Viver! – Recentemente seu filho foi aprovado no vestibular para medicina. Como médica e mãe, como você se sente de ter se tornado uma inspiração para seu filho na escolha da profissão?
Dra. Rachel: É muito emocionante saber que seu filho se espelha em você, mas a conquista é dele. A escolha foi dele, nunca nem sugeri a ele fazer medicina. O mais interessante é que ele será meu aluno. Sou docente na faculdade Multivix, onde ele irá estudar. Será uma experiência interessante ensinar meu próprio filho na medicina.