Além do oncologista, outros profissionais da saúde integram a equipe multidisciplinar na luta contra o câncer, incluindo o farmacêutico. Após o médico indicar a terapia a ser utilizada, o farmacêutico deve auxiliar na padronização de medicamentos e esquemas terapêuticos tanto para medidas de suporte quanto para o tratamento do câncer.
Conforme explica a farmacêutica bioquímica Aline Sartori, o objetivo da atuação durante a dispensação e prescrição médica é o tratamento eficaz. “A assistência farmacêutica, nesse sentido, fornece aos demais participantes da equipe multidisciplinar as informações sobre farmacocinética e farmacodinâmica, doses usuais, forma de administração, doses máximas, toxicidade acumulativa, incompatibilidades físicas e químicas dos medicamentos”, informa.
O armazenamento correto dos medicamentos, análise de fatores para modificação da área física (sala de quimioterapia/farmácia) e estabelecimento da rotina de manuseio são outros cuidados importantes onde a presença do farmacêutico se faz indispensável. Quanto ao transporte seguro dos medicamentos antineoplásicos, é fundamental observar rótulos, volume, dose e outros detalhes para o sucesso do tratamento.
Ainda de acordo com Aline Sartori, o destaque para os cuidados farmacêuticos na área de oncologia vai para a interação com o paciente. “O paciente oncológico, muitas vezes, se sente inseguro, cercado de dúvidas e medos em relação ao tratamento e seus efeitos colaterais. Neste momento, o profissional deve oferecer suporte esclarecendo todo o processo terapêutico, inclusive sobre as possibilidades empregadas na prevenção e minimização dos principais sintomas que ocorrem após a quimioterapia”, ressalta.
A oncologia é uma área em constante evolução, e esse crescimento exige de cada profissional uma postura interdisciplinar. O farmacêutico, por sua vez, deve ser entendido como um profissional que acrescenta à equipe multidisciplinar em oncologia. “Nesse sentido, o farmacêutico também se torna corresponsável pela promoção de qualidade de vida do paciente em tratamento”, completa.
Aline Sartori – farmacêutica bioquímica
Proprietária das drogarias Novo Parque e Alto Vilage
Tel: 3522-6644/ 99901-7264
E-mail: drogarianovoparque@hotmail.com
Av. José Rosa Machado, 305, Alto Novo Parque – Cachoeiro de Itapemirim –ES
Foto por Erika Medeiros