“A tecnologia move o mundo” (Steve Jobs). A frase do memorável empresário tem a ver com o assunto que vamos falar a seguir: Os avanços tecnológicos observados na oftalmologia. Todos os dias surgem coisas novas. A tecnologia permite descobertas, respostas e a criação de centenas de novas perguntas.
“Esses avanços acontecem também para facilitar o diagnóstico e realizar intervenções avançadas e precisas em diversas áreas da medicina”, pontua o oftalmologista Paulo Ney Vianna Filho. O especialista ressalta que a oftalmologia se destaca por ter sido uma das primeiras especialidades médicas a utilizar o laser com o objetivo terapêutico e por promover o seu acelerado e constante desenvolvimento.
O envelhecimento da população brasileira, os hábitos de vida inadequados, o uso excessivo de computadores e smartphones, a dificuldade e a demora de acesso aos serviços de saúde, bem como a compra de óculos de sol e sem proteção UV ou com grau errado, estão entre os principais fatores que têm elevado o número de pessoas com problemas de visão no país, conforme relata doutor Paulo.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 35 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de limitação na visão. Outro dado alarmante – destaca o médico – é que cerca de 34% dos brasileiros nunca passaram por sequer uma consulta com o oftalmologista, por não querer ou por não saber da importância desse profissional.
Entre as doenças oculares mais prevalentes no Brasil, de acordo com o especialista, estão a miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. Tratam-se de problemas que podem ser facilmente corrigidos com o uso de óculos e com o acompanhamento oftalmológico regular.
“Os progressos atuais das pesquisas na área de oftalmologia, realizadas nos maiores centros do mundo, possibilitam aos cidadãos terem acesso a diversos tratamentos eficientes e inovadores. A evolução dos tratamentos é uma garantia de conforto e bem-estar para a população que sofre com problemas de visão em todas as faixas etárias”, explica o oftalmologista.
Um exemplo mencionado por doutor Paulo Ney é a cirurgia refrativa, conhecida como o procedimento de correção de hipermetropia, miopia e astigmatismo. Essa cirurgia pode ser a solução para muitos indivíduos que utilizam óculos ou lentes de contato e que querem parar de usá-los. Com duração de poucos minutos, as técnicas modernas utilizam apenas laser para correção da visão, oferecendo um pós-operatório cada vez mais tranquilo.
Até o ano de 2050, as projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o percentual de miopia na população mundial deve atingir a marca de 52% da população. Diante desse cenário, fica claro o quanto o avanço da implantação de novas tecnologias nos diagnósticos e tratamentos oculares é fundamental.
Oftalmologia do futuro
De acordo com estudos e pesquisas, a previsão é que, no futuro, as cirurgias de catarata e refrativa serão totalmente executadas por inteligência artificial ou cirurgia robótica. Hoje, tais recursos são usados apenas parcialmente. Poucas áreas serão tão favorecidas pelos avanços da cirurgia robótica e inteligência artificial quanto a oftalmologia. O olho é um “território” muito especial para aplicação dessas ferramentas.
Atualmente, conforme enumera doutor Paulo Ney, as principais tecnologias oftalmológicas oferecidas no Brasil são: laser de femtosegundo (utilizado em cirurgias refrativas e de catarata); lentes intraoculares (presentes na cirurgia de catarata); lentes de contato multifocais, para astigmatismo, e fotocromáticas, que se adequam de acordo com a iluminação; tratamentos com crosslinking e anel intraestromal; plugs de ponto lacrimal; técnicas de blefaroplastia.
O consultório oftalmológico Dr. Paulo Ney Vianna Filho está localizado na Rua Dr. José Paes Barreto, 6, 3º andar – Centro – Cachoeiro de Itapemirim. Agendamentos através dos telefones (28) 3199-0022 e 3199-0023.