A Braquiterapia é um tipo de tratamento radio-oncológico utilizado em muitos tipos de tumores. Dentre eles, o radio-oncologista do HECI, doutor Bruno Resende, destaca em importância os ginecológicos. “Nesses tumores, o método é parte essencial na maioria das situações, permitindo elevação da dose de radioterapia no tumor, a níveis que não seriam possíveis caso não dispuséssemos dessa modalidade de tratamento. Sua principal indicação se dá nas neoplasias do colo uterino e do endométrio, além de lesões malignas da pele, esôfago, próstata, entre outras”, relata.
Doutor Bruno explica que no estado do Espírito Santo há, atualmente, disponibilidade desse tratamento apenas em Vitória, para servir à toda população capixaba. Eventualmente, esse deslocamento resulta em atrasos no tratamento, potencializando prejuízo no resultado oncológico e certamente elevação dos custos.
“Isso porque pacientes do Sul e do Norte do estado têm que se deslocar de suas cidades, por vezes com distâncias superiores à 300 quilômetros e se dirigirem à capital”, argumenta o especialista. “Sem mencionar os riscos no transporte desses pacientes, já com tantas limitações físicas e psicológicas trazidas pelos tratamentos anteriores e pela própria doença”, expõe.
Mas a boa notícia é que, no intuito de prestar sempre o melhor serviço aos pacientes de câncer da região Sul capixaba, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim adquiriu um equipamento novo de Braquiterapia de alta taxa de dose (HDR) de última geração. “Essa aquisição nos possibilitará tratar de forma mais completa e abrangente as neoplasias malignas. A máquina está em período de importação e certamente em breve iniciaremos essa nova modalidade de tratamento”, esclarece doutor Bruno, que comemora: “Esse é, sem dúvida, um avanço para saúde da população do Sul do estado do Espirito Santo!”.
(foto: Jonathan Lessa).