O que surge em nossa mente quando pensamos em Reabilitação? Segundo a fisioterapeuta Ana Carolina Nadal Altoé, a maioria das pessoas associam esse termo com doença, dor, incapacidade e, consequentemente, tratamento para tais problemas.
“Vamos englobar a isso, uma definição mais abrangente. Iremos falar de reabilitação como uma proposta de atuação multiprofissional e interdisciplinar, com o objetivo de reestabelecer e/ou proporcionar função e qualidade de vida ao indivíduo com alguma disfunção”, explica a profissional.
“Como fisioterapeuta, vejo na rotina do meu trabalho o crescimento e valorização dos profissionais da área da saúde, além de médicos, que atuam e encaminham pacientes para diversificadas áreas terapêuticas em benefício do sucesso do tratamento do paciente”, aponta Ana Carolina.
Cada vez mais – comenta a fisioterapeuta – a área de Reabilitação cresce e se solidifica no mercado. “Isso porque nós, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros, com atuação baseada em evidências científicas, alcançamos resultados satisfatórios complementando a terapia convencional na qual o paciente está submetido”, ressalta.
Para a profissional, pensar em Reabilitação é pensar em promover saúde e qualidade de vida. E isso se torna possível quando profissionais de saúde entendem que muitas vezes, não precisam atuar sozinhos, em sua área especifica. “O estudo e conhecimento especializado nos capacita a encaminhar o paciente a outros profissionais de forma a complementar e otimizar o tratamento”, finaliza.
Ana Carolina Nadal Altoé
CREFITO15/88986-F
Fisioterapeuta e Pós-Graduada em Traumato-ortopedia pela IBMR/RJ (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação).
Formação em Pilates; RPG; Reabilitação Vestibular (Labirintite).
Cursando Osteopatia pela EOM (Escuela de Osteopatia de Madrid).
Sócia Proprietária da Vitallefisio.
Rua Dom Fernando, 11, Independência, Cachoeiro De Itapemirim – ES(28) 99911-8366 – (28) 3511-6020